O consumo de combustíveis no Brasil caiu cerca de 3% em 2015, segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom). Ao todo, as associadas da entidade comercializaram pouco mais de 101 bilhões de litros no ano passado.

Os veículos leves consumiram 1,7% menos gasolina e etanol – considerando-se a soma da comercialização dos dois combustíveis e a equivalência energética dos produtos. Segundo o Sindicom, a queda reflete o menor consumo das famílias ao longo do ano. As vendas de etanol hidratado foram o destaque positivo de 2015. As associadas do Sindicom comercializaram, ao todo, cerca de 11 bilhões de litros do biocombustível no ano passado, o que representa um crescimento de 39,2% frente a 2014.

Apesar da redução das vendas em novembro e dezembro, devido à perda da atratividade dos preços do produto comparado à gasolina, o Sindicom destaca que o consumo de hidratado foi o maior desde o início do programa do álcool. 

Com o aumento da demanda pelo etanol, as vendas de gasolina caíram 8,6% em relação a 2014. Na maior parte do ano, segundo o Sindicom, o hidratado tiveram uma paridade de preços favorável em relação à gasolina nos principais Estados produtores (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e o biocombustível se tornou opção preferida dos consumidores.

As vendas de diesel caíram 5%, refletindo a menor atividade econômica. O óleo combustível também apresentou queda de 19,3%, devido ao menor acionamento das termoelétricas em 2015, enquanto a comercialização de querosene de aviação (QAV) recuou 1,6%.



Autor / Fonte: Valor Econômico

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